LIVRO TEXTO E SLIDES DA AULA
IMPORTANTE LER: TUDO QUE EU TENHO ESTA POSTADO NO BLOG, PORTANTO, NÃO ADIANTA ME PERGUNTAR SE EU TENHO ISSO OU AQUILO OU AQUILO. ESTUDOS DISCIPLINARES: ESTOU POSTANDO TUDO QUE EU RECEBO E TENHO , SE NÃO ESTA NO BLOG, EU NÃO TENHO. PROVAS: EU APENAS POSTO O QUE RECEBO, LOGO, EU NÃO NÃO TENHO AS RESPOSTAS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, alguém pode postar apanhados da disciplina acima nao tem
ResponderExcluirDIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Excluir1 - Para atuar no ensino profissional, em especial com alunos de Ensino Médio, faz-se necessário que o pedagogo
tenha certas características. Cordão aponta algumas delas:
III- Administrar a diferença entre os alunos considerando o aluno-padrão e o aluno avançado.
C) III
2 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor desde 20 de dezembro de 1996 (Lei nº 9.394 96
Capitulo II, Da educação Básica Secção I Artigo 26) se refere ao currículo do Ensino Fundamental e Médio.
II- O currículo deve abranger obrigatoriamente o estudo de Língua Portuguesa, Matemática, o conhecimento do
mundo físico e natural e da realidade social e política especialmente do Brasil.
III- O ensino da Arte é componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica
IV- A educação física é componente curricular obrigatório na educação básica, sendo sua prática facultativa ao
aluno.
C) II, III e IV
3 - Segundo os Referenciais Curriculares nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico (MEC, 200), são
critérios para a organização do currículo de curso:
B) O atendimento as demandas do mundo globalizado e do trabalho, centrando no desenvolvimento de
competências.
4 - O Ensino Fundamental é uma das etapas da Educação Básica no Brasil. Tem duração de nove anos, sendo a
matricula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e 14 anos. A obrigatoriedade da matricula
C) Curso primário e ginasial, com quatro anos de duração cada um.
5 - Com a chegada da Família Real portuguesa ao Brasil em 1808 e a consequente revogação do referido Alvará,
D. João IV cria o Colégio das Fábricas, considerado, o primeiro estabelecimento instalado pelo poder publico que
tinha o objetivo de:
D) Atender a educação dos que vinham de Portugal
6 - De acordo com as Diretrizes nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, as competências
requeridas pela educação profissional, considerava a natureza do trabalho, são:
I- Competências básicas, constituídas no decorrer da vida pessoal. II- Competências profissionais gerais, comun
B) A educação Infantil compõe-se de creches e pré-escolas e esta inserida na educação básica.
Excluir8 - O curso Normal, de acordo com Saviani (1981), teve como alguns de seus objetivos:
E) Proporcionar uma adequada fundamentação teórica que permita uma ação docente eficaz.
9 - O ensino profissional passa a ser atribuição do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Consolida-se,
então, uma política de incentivo ao desenvolvimento do ensino industrial, comercial e agrícola. O ano de 1900 B)
Realização do “Congresso de Instrução” que apresentou ao Congresso Nacional um projeto de promoção do
10 - Com relação à composição dos níveis escolares, a LDB 9394/96 dispõe que a educação escolar se compõe:
E) Educação Básica, formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fund. e pelo Ensino Médio; Educação Superior.
11 - De acordo com o Parecer CNE/CEB nº 16/2005, p.1, além dos profissionais docentes, há aqueles profissionais
não docentes. É correto afirmar que estes últimos constituem-se em:
I- Um segmento historicamente esquecido III- Profissionais da educação IV- Os funcionários de escola.
E) I, III e IV, apenas. (corretas)
12 - Leia os itens, procurando responder à seguinte questão: Qual das alternativas indica corretamente as bases
em que se ancoram as DCNs para o curso de Pedagogia no Brasil?
B) 2, 3,4, e 5 (corretamente)
13 - Básica, dever do Estado e direito público subjetivo.
II) O Ensino Fundamental tem como objetivo a formação básica do cidadão.
III) Pressupõe o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da
leitura, da escrita e do cálculo.
D) l, II e III estão corretas.
14 - Há muita confusão entre o que é emprego, empregabilidade, área profissional, trabalho e outros conceitos E)
Emprego é o ato de contratar para um serviço, para um trabalho, e trabalho é o lugar onde se trabalha.
15 - Período de grandes contradições e incertezas, o ‘pós 1964’ veio com a esperança totalmente voltada à
formação em nível de segundo grau, pois:
E) Era sua intenção formar profissionais para irem ao mercado de trabalho, já que o aumento das vagas no nível
superior não foi suficiente para atender a demanda saída do ensino médio.
16 - As DCNs para o curso de pedagogia no Brasil, documento fundamental para identidade do pedagogo,
caracterizam os diversos papéis que o mesmo pode desenvolver. Tais papéis dizem respeito a:
A) Avaliação, planejamento, gestão e docência
17 - “A educação, não importando o grau em que se dá, é sempre uma teoria do conhecimento que se põe em
A) Capacitar o cidadão de modo a atender as necessidades e prepará-lo para o exercício da cidadania.
18 - O estreito vínculo ontológico-histórico reconhece e busca compreender como se produziu historicamente:
C) A relação entre trabalho e educação.
19 - O estagio curricular a ser realizado ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduandos experiências de
exercícios profissional que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimento e competências, poderá ser :
I- em ambientes escolares, prioritariamente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
II- nas disciplinas pedagógicas do curso de ensino médio, na modalidade normal.
IV- na educação de jovens e adultos.
V- na participação em atividades de gestão de processos educativos e no planejamento, implementação,
c) I, II, IV e V
20 - A obra “Emprego não cai do céu” (FLORY 2004) traz uma definição do conceito de empregabilidade. A
Excluirmesma, sendo definida como uma função de comunicação possibilita-nos afirmar que:
I - as atividade assistenciais e o trabalho voluntario podem ser ferramentas para aumentar a empregabilidade.
II- A empregabilidade começa pelo conhecimento de si mesmo, de suas forcas e fraquezas e de onde se quer
chegar.
III- Empregabilidade começa pelo conhecimento de quem são seus concorrentes, qual será o seu mercado e qual
Mais de 11 milhões de materiais para
você na maior rede de estudos do Brasil!
Criar perfil grátis
06/06/2022 18:28 APANHADÃO DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO - Prática de Ensino do Ensino Médio
https://www.passeidireto.com/arquivo/35877319/apanhadao-didatica-e-metodologia-do-ensino-medio?fbclid=IwAR3mQbsJZbz1HfsUsJrROWv4Y… 3/3
será o seu alvo.
D) I, II e III apenas (corretas)
21 - Quando faz suas considerações em relação à formação de professores, o teórico Saviani chama a atenção
para o fato de que a questão da formação de professores não pode ser dissociada do problema das condições D)
Ser pensadas no âmbito da má formação dos alunos de um modo geral.
22 - A educação profissional de nível técnico abrange a habilitação profissional e as correspondentes
especializações e qualificações profissionais. Diante disso, considere as afirmativas abaixo quanto à educação
profissional e a empregabilidade e aponte-as como verdadeira ou falsa.
(V) As competências estabelecidas nos currículos devem atender às necessidades áreas.
(F) Na educação profissional, é desnecessário partir do conhecimento da realidade e do fato de que o cidadão
deverá estar preparado para atuar atendendo as diversidades encontradas no mundo profissional.
(V) O Pedagogo pode auxiliar o aluno no processo de escolha para a educação profissional.
(V) A educação profissional deve capacitar o cidadão para exercer sua real cidadania como sujeito ativo, social e
histórico.
A) V, F, V e V (correta)
23 - A práxis dialógicas tem como atitudes características a horizontalidade (igualdade de valor), o respeito e a
A) A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios e a
mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
24 - Segundo a Resolução n 4, de 3 de dezembro de 1999, são princípios norteadores da educação profissional de
nível técnico:
B) o respeito aos valores estéticos, políticos e éticos.
25 - Em 1959, as Escolas Industriais e Tecnicas foram transformadas em autarquias com o nome de Escolas
(V) As instituições ganharam autonomia
alguém pode postar o questionario não tem agradeço
ResponderExcluirAlguém tem os questionários
ResponderExcluirOLAA alguém tem os questionários Unidade I e Unidade II
ResponderExcluir